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O retorno de Neymar ao Santos Futebol Clube impulsionou receitas, mas também provocou um salto expressivo nas despesas. De acordo com o relatório contábil apresentado pelo Conselho Fiscal nesta segunda-feira (30 de junho), o clube fechou o primeiro trimestre de 2025 com um déficit de R$ 37,4 milhões, valor 60,8% acima do previsto no orçamento original, que estimava um rombo de R$ 23,2 milhões.
Receitas crescem, mas despesas disparam com Neymar
Entre janeiro e março, o Santos arrecadou R$ 174,9 milhões, superando a previsão de R$ 121,7 milhões. No entanto, os custos operacionais saltaram para R$ 154,8 milhões, muito acima dos R$ 93,2 milhões projetados.
O principal fator para o aumento foi a folha de pagamento do elenco profissional, que triplicou com a chegada de Neymar. Em janeiro, antes da apresentação do camisa 10, os gastos com salários e direitos de imagem somavam R$ 10,5 milhões. Em fevereiro, já com o craque integrado, o valor subiu para R$ 34,8 milhões, e em março ficou em R$ 34,2 milhões.
Impacto Neymar: direitos de imagem e salário milionário
O contrato de Neymar prevê salário em carteira superior a R$ 4 milhões mensais, além de direito a 75% dos valores de novos patrocínios firmados após sua chegada. O clube também se comprometeu a pagar R$ 85 milhões em direitos de imagem à empresa NR Sports, valor que foi renegociado para ser quitado até dezembro de 2026.
Mesmo com o aumento da folha, o Santos afirma estar em conformidade com o artigo 87º do seu Estatuto, que limita os gastos com futebol profissional a 80% da receita bruta anual.
Resumo financeiro do 1º trimestre de 2025
Indicador | Previsto (R$) | Realizado (R$) |
---|---|---|
Receita total | 121,7 milhões | 174,9 milhões |
Despesas operacionais | 93,2 milhões | 154,8 milhões |
Déficit | 23,2 milhões | 37,4 milhões |
Folha de pagamento (março) | — | 34,2 milhões |
Direitos de imagem (março) | — | 22 milhões |
Clube aposta em retorno de imagem e marketing
Apesar do rombo, a diretoria santista acredita que o investimento em Neymar será compensado com aumento de receitas comerciais, bilheteria, parcerias e visibilidade internacional. O clube já fechou novos contratos de patrocínio e viu crescer o engajamento nas redes sociais e a venda de produtos licenciados.
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